

Acima está o maravilhoso Estádio Olímpico em que ocorrerá a abertura da 26ª Olimpíada dos Tempos Modernos ( reiniciadas em 1896 em Atenas). Seu formato é inspirado no "bird nest" (ninho de pássaros). Acomodará cerca de 98 mil pessoas.
Outra obra arquitetônica está abaixo. Nela serão realizadas as competições de Ginástica.
O continente europeu já sediou 15 edições contra 5 da América Anglo-Saxônica (4 nos EUA, país que mais assistiu aos jogos até hoje), 3 da Ásia (contando a de Pequim), 2 da Austrália e 1 na América Latina ( até hoje só a Cidade do México trouxe uma Olimpíada para o 3º Mundo em 1968). Na maioria das vezes é a capital do país que sedia os Jogos ( foram 15 ediçõesnesats cidades). Londres será sede pela 3ª vez em 2012, desempatando com as duas vezes de Los Angeles e Paris (esta, além de duas edições realizadas, ainda foi derrotada na escolha em 2008 e 2012). Nem a capital Washington, muito menos a principal cidade dos EUA Nova York receberam os jogos até hoje. Outra capital esquecida foi Madri (candidata em 2016). Abaixo vemos dois ginásios para os esportes coletivos:


O Brasil tem um rendimento pífio em sua história Olímpica. Foram apenas 15 medalhas ( menos de uma por edição). A primeira só veio no Tiro, em 1920, com Guilherme Paraense. Curioso, o esporte mais praticado no país nunca passou da Prata. Nos anos 50 a 80 o futebol foi dominado pelas nações "comunistas" pois lá não havia o esporte "profissional" o que era proibido pelos jogos. Só disputavam atletas amadores. Até hoje o Comitê Olímpico Internacional divulga essa lenda. O que será mais importante: sediar os Jogos ou universalizar uma Educação de qualidade que inclua a prática saudável de atividades físicas, o aprendizado dos jogos, das técnicas e a prática de excelência para a competição. Primeiro o arroz com feijão amigos. Falando em futebol, olha só o campo em que veremos os jogos:

A China gastará cerca de U$ 34 bilhões nas Olimpíadas, sendo que mais de 60% será no saneamento básico e em projetos ambientais. Quanto o Rio gastou no Pan para melhorar a coisa pública? Provavelmente nada. A ponto do prefeito César Maia mandar confeccionar camisetas com o símbolo do Pan e a frase " Eu vou vaiar o Lula". Além do festival de baixarias políticas, ainda assistimos um dos mais vergonhosos comportamentos de uma torcida na história dos esportes olimpícos. O Rio entrou para a História! Falando em universalizar a prática esportiva, até hoje os EUA foram vencedores em 15 edições, vindo em 2º lugar a ex-potência comunista URSS com 7 vitórias no quadro geral de medalhas. Alemanha , França , Reino Unido e China ganharam uma vez ( este último em 2008...).
Nenhum comentário:
Postar um comentário